Relatórios

O módulo relatórios permite coletar os dados sobre o acervo e serviços. Os relatórios são usados para gerar estatísticas, lista de usuários, lista de exemplares (inventário) ou qualquer outro tipo de lista.

  • Acesso: Mais > Relatórios

Relatórios personalizados

Os dados são guardados numa base de dados MySQL o que significa que os bibliotecário podem gerar qualquer relatório que desejem usando o assistente de relatórios ou escrevendo o próprio SQL.

Adicionar um relatório

Assistente de relatórios guiados

O assistente de relatório irá guiá-lo através dos seis passos de geração de um relatório.

Passo 1: Escolha o módulo que quer reportar. Isto determina quais as tabelas e campos que estão disponíveis para pesquisa.

‘Relatório público’ deve ser Não’ por omissão na maioria dos casos especialmente se o relatório conter dados dos leitores ou outras informações sensíveis. Um relatório público pode ser acedido usando os serviços JSON de relatórios por qualquer pessoa e sem autenticação.

image881

Nota

Se o memcache foi configurado no servidor pelo administrador do sistema poderá ver mais uma opção para expirar a Cache. Esta cache é relativa ao relatórios públicos. Se os relatórios forem públicos podem estar a ser executados constantemente e a causar uma carga excessiva no sistema. Ao definir esse valor previne essa situação.

image1292

Selecione um tipo de relatório. No momento, Tabular é a única opção disponível

image882

Passo 3: Escolha os campos que deseja obter no relatório. Pode selecionar múltiplos campos e adicionar todos de uma vez usando CTRL+clique em cada item que deseja adicionar antes de carregar no botão de adição.

image883

Passo 4: Escolha os limites que deseja aplicar no relatório (como tipo de documentos ou bibliotecas). Se não deseja aplicar limites, basta carregar em Próximo em vez de marcar uma opção.

image884

Passo 5: Executar operações matemáticas. Se não deseja fazer nenhum cálculo, carregue em Seguinte.

image885

Passo 6: Escolha a ordenação dos dados. Se desejar que os dados sejam impressos com a ordenação da base de dados, basta carregar em Terminar.

image886

When you are finished you will be presented with the SQL generated by the report wizard. From here you can choose to save the report by clicking ‘Finish’ or copy the SQL and make edits to it by hand.

image887

Se você optar por salvar o relatório, deverá nomeá-lo e indicar um grupo e subgrupo para inseri-lo. Você também pode acrescentar notas sobre ele.

image888

Assim que o relatório estiver guardado aparecerá na página ‘Relatórios guardados’ com todos os outros relatórios guardados.

image889

Nota

  • You can customize the columns of this table in the ‘Table settings’ section of the Administration module (table id: table_reports).

A partir daí, você pode fazer alterações, gerar relatórios ou agendar a geração de relatórios. Para encontrar o relatório que você criou, você pode exibi-lo por qualquer coluna clicando no cabeçalho das colunas (data de criação é a melhor forma de localizar um relatório que você acabou de produzir). Você também pode filtrar os resultados utilizando o menu no lado esquerdo ou utilizando as tabelas para encontrar relatórios em seus grupos personalizados.

Criar relatório a partir de SQL

Em adição ao assistente de relatórios, pode também escrever as suas próprias pesquisas usando SQL. Para encontrar relatórios escritos por outros utilizadores do Koha, pode visitar a seguinte página do Koha: http://wiki.koha-community.org/wiki/SQL_Reports_Library. Pode também encontrar a estrutura da base de dados no ficheiro /installer/data/mysql/kohastructure.sql ou na seguinte página: http://schema.koha-community.org.

Para adicionar a sua consulta, clique no link ‘Criar a partir de SQL’ no módulo de Relatórios ou no botão ‘Novo relatório’ na parte superior da página ‘Relatórios salvos’.

image890

Preencha no formulário

image891

  • O ‘Nome’ que irá aparecer na página de Relatórios salvos o ajudará a identificar o relatório posteriormente. Ele também será pesquisável usando os filtros encontrados a esquerda da página de Relatórios salvos.

  • Pode usar o ‘Grupo do relatório’ para organizar os relatórios para que possa de forma simples filtrar os relatórios por grupos. Os grupos são definidos na categoria de valor autorizado REPORT_GROUP ou podem ser adicionados no momento de criação do relatório escolhendo a opção ‘ou criar’.

    image1293

    A configuração dos grupos de relatórios na categoria de valores autorizados necessita de ter valores autorizadores e descrições únicas.

    • Nota

      Dica: se você estiver adicionando um novo grupo de relatório, lembre-se que seu código não deve ter mais que 10 caracteres e qualquer caractere especial ou espaços.

  • Pode usar o ‘Subgrupo de relatório’ para organizar os relatórios para que possa de forma simples filtrar os relatórios por grupos e subgrupos. Os subgrupos são definidos na categoria de valor autorizado REPORT_SUBGROUP ou podem ser adicionados no momento de criação do relatório escolhendo a opção ‘ou criar’. Os subgrupos de relatórios devem ser definidos com valores únicos nos ‘Valores autorizados’ e com a ‘Descrição’. O campo ‘Descrição (OPAC)’ deve conter o valor autorizado para o relatório de grupo ao qual esse subgrupo pertence.

    image892

    • Nota

      Se estiver a adicionar um subgrupo de relatório no momento, relembre que o código deve ter menos de 10 caracteres e deve não incluir caracteres especiais ou espaços.

  • ‘Relatório é público’ deve ficar por omissão como ‘Não’ na maioria dos casos

    especialmente se o relatório conter dados dos leitores ou outras informações sensíveis. Um relatório público pode ser acedido usando os serviços JSON de relatórios por qualquer pessoa e sem autenticação.

  • ‘Notas’ irão também aparecer na página de relatórios guardados e podem ser usadas para fornecer mais detalhes do relatório ou dicas como introduzir valores na execução

  • O tipo deve sempre ser ‘Tabular’ enquanto outros formatos não forem implementados

  • Na caixa de ‘SQL’ você pode escrever ou colar a expressão SQL para o relatório

    Nota

    Se o memcache foi configurado no servidor pelo administrador do sistema poderá ver mais uma opção para expirar a Cache. Esta cache é relativa ao relatórios públicos. Se os relatórios forem públicos podem estar a ser executados constantemente e a causar uma carga excessiva no sistema. Ao definir esse valor previne essa situação.

    image1294

Após inserir todos os dados clique em ‘Guardar relatório’ e veja as opções para o correr. Quando um relatório é guardado, não tem que o recriar pois pode encontrar o relatório na página de relatório guardados de forma a executar ou editar o mesmo.

Dicas para a escrita de relatórios

Parâmetros de execução

Se você achar que o seu relatório pode consumir muitos recursos do sistema, você pode ajustar os parâmetros de tempo de execução de seu relatório. Parâmetros de tempo de execução, basicamente, fazem um filtro antes do relatório ser processado, para poupar os recursos do sistema.

Existe uma sintaxe específica que o sistema irá perceber como ‘perguntar por valores quando executar o relatório’. A sintaxe é <<Questão|authorized_value>>.

  • << e >> são apenas delimitadores. Deve colocar << no início e >> no fim do parâmetro

  • A ‘Pergunta a ser feita’ será apresentado no lado esquerdo da string para entrar.

  • A parte authorized_value pode ser omitida se não for aplicável. Se tiver uma categoria de valor autorizado (‘branches’, ‘itemtype’, ‘categorycode’, ‘biblio_framework’) será mostrada uma lista de valores autorizados em vez de um campo livre.

    Nota

    Pode ter mais que um parâmetro numa determinada consulta SQL.

    Nota

    Deve colocar “%” na caixa de texto para usar como vazio. Caso contrário o sistema vai procurar por “” (palavra vazia) como o valor do campo. Por exemplo, ao não inserir nada para “title=<<Insira título>>” vai mostrar os resultados que têm title=’’ (sem título). Se desejar ter algo não obrigatório pode usar “title like <<Insira título>>” e inserir “%” na execução.

    Nota

    Para gerar um selector de datas à direita do campo quando executar um relatório pode usar o tipo ‘date’ como este exemplo: <<Inserir Data|date>>

    image893

Lista de parâmetros que pode ser usados em tempo de execução

Parâmetro

O que o utilizador vê

O que é inserido na consulta

date branches itemtypes categorycode biblio_framework (auth-value-category) (nada)

date picker drop down of branch names drop down of item type names drop down of patron category descriptions drop down of MARC bibliographic frameworks drop down of auth-value descriptions in category text box

validly formatted date branch code item type borrower category code framework code authorized value entered text

Exemplos:

  • SELECT surname, firstname FROM borrowers WHERE branchcode=<<Biblioteca do leitor|branches>> AND surname like <<Inserir filtro para o apelido do leitor (% se nenhum)>>

  • SELECT * FROM items WHERE homebranch = <<Biblioteca|branches>> and barcode like <<Valor parcial dos códigos de barras>>

  • SELECT title, author FROM biblio WHERE frameworkcode=<<Modelo de catalogação|biblio_framework>>

Relatório SQL a partir do Mana

Na opção “Criar relatório SQL”, pode pesquisar a base de dados Mana por relatórios pré-existentes clicando em “Novo relatório” e escolhendo “Novo relatório do Mana”.

image1428

Nota

Esta opção apenas aparece caso tenha configurado a base de dados Mana no módulo de administração.

Será pedido para inserir as palavras-chaves a pesquisa na base de dados.

image1429

No resultados de pesquisa, poderá ver

  • os detalhes do relatório (nome, notes e tipo)

  • quantas pessoas já usaram a entrada (# de utilizadores)

  • quando foi usado pela última vez (última importação)

  • comentários adicionas de outros utilizadores do Koha (comentários)

image1430

Clique em “Importar” para importar uma cópia do relatório para os seus relatórios guardados.

A partir desse momento pode editar, duplicar, eliminar ou executar o relatório como qualquer outro relatório.

Duplicar relatório

Os relatórios também podem ser adicionados duplicando já existentes. Visite a página ‘Relatórios guardados’ para ver todos os relatórios já no sistema.

image895

À direita de cada relatório há uma lista de ‘Ações’. Clicando nela e escolhendo ‘Duplicar’ você poderá utilizar um relatório existente como base para seu novo relatório. Essa operação irá preencher o formulário do novo relatório com a expressão SQL existente, facilitando a edição.

Editar relatórios personalizados

Cada relatório pode ser editado a partir da lista de relatórios. Para ver a lista de relatórios já guardados, clique em ‘Relatórios guardados’.

image889

Nota

  • You can customize the columns of this table in the ‘Table settings’ section of the Administration module (table id: table_reports).

Para encontrar o relatório que você deseja editar, você pode ordená-lo por qualquer coluna clicando no cabeçalho da tabela. Você também pode filtrar seus resultados usando o menu de filtros no lado esquerdo ou utilizar as abas para encontrar relatórios baseados em seus grupos personalizados.

A partir desta lista, você pode editar quaisquer relatórios personalizados clicando em ‘Ações’ no lado direito do relatório e selecionando ‘Editar’ no menu que surgir.

image897

O formulário de edição do exemplar irá aparecer.

image898

Executar relatórios personalizados

Assim que um relatório personalizado é salvo, você pode gera-lo no link ‘Relatórios salvos’, clicando em ‘Ações’ ao lado do relatório e em seguida selecionando ‘Gerar’.

image899

Quanto estiver a executar um relatório será pedido a inserção de alguns valores

image900

ou verá logo os resultados

image901

A partir dos resultados, você pode gerar novamente o relatório clicando em ‘Gerar relatório’ na barra superior, editar o relatório clicando em ‘Editar’ ou começando novamente e criando um novo relatório utilizando o botão ‘Novo’. Você também pode baixar os resultados em formato de arquivo clicando na barra inferior dos resultados na opção ‘Download de relatório’ e clicando ‘Download’

Nota

Um ficheiro CSV é um ficheiro que pode ser aberto em qualquer aplicação de folha de cálculo.

Send report output to batch modification tools

After running a report that contains itemnumbers, biblionumbers and/or patron cardnumbers the list of numbers can be imported directly into the relevant batch modification tool by clicking the ‘Batch operations with X visible records’ button in the report results. The X depends on the number of records you have chosen to display on screen (up to 1000).

image1343

Relatórios estatísticos

Os relatórios estatísticos irão mostrar as contagens e os sumatórios. Estes relatórios são apenas sobre números e estatísticas, para relatórios que retornem dados mais detalhados, use o assistente de relatórios. Estes relatórios apenas podem olhar para determinados dados, e portanto é recomendado usar os relatórios personalizados para as estatísticas oficiais de final de ano.

Estatísticas das aquisições

Nota

Estes relatórios estão limitados em relação aos dados que podem consultar, portanto é recomendado usar relatórios personalizados para as estatísticas necessárias de final de ano.

Usando o formulário fornecido, escolha qual o valor para aparecer na coluna e o valor para aparecer na linha.

image902

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image903

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Quando gerar seu relatório, note que você terá que escolher entre contar ou somar os valores.

image904

Escolher quantia irá alterar os resultados para que apareça a soma das quantias gastas.

image905

Estatísticas dos leitores

Nota

Estes relatórios estão limitados em relação aos dados que podem consultar, portanto é recomendado usar relatórios personalizados para as estatísticas necessárias de final de ano.

Usando o formulário fornecido, escolha qual o valor para aparecer na coluna e o valor para aparecer na linha.

image906

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image907

Com base nas suas seleções, você pode observar algumas informações acima dos resultados. Você também pode escolher exportar para o arquivo que você possa manipular.

Estatísticas do catálogo

Nota

Estes relatórios estão limitados em relação aos dados que podem consultar, portanto é recomendado usar relatórios personalizados para as estatísticas necessárias de final de ano.

Usando o formulário fornecido, escolha qual o valor para aparecer na coluna e o valor para aparecer na linha.

image908

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image909

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Estatísticas de circulação

Nota

Estes relatórios estão limitados em relação aos dados que podem consultar, portanto é recomendado usar relatórios personalizados para as estatísticas necessárias de final de ano.

Usando o formulário fornecido, escolha qual o valor para aparecer na coluna e o valor para aparecer na linha.

image910

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image911

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Nota

Para obter um quadro completo de sua circulação mensal ou diária, você pode executar o relatório duas vezes, uma para o tipo Empréstimo e, novamente, para Renovação.

Este relatório usa ‘Período’, ou data, filtragem que permite limitar a um mês seleccionando o primeiro dia do primeiro mês através primeiro dia do mês seguinte. Por exemplo, 01/1 a 01/11 para encontrar as estatísticas do mês de Outubro.

  • Para encontrar estatísticas diárias definia o intervalo de tempo.</br> Exemplo: “Eu quero os dados que circularam desde a data XXX até à data XXX, não incluída.”

  • Durante um mês inteiro, os limites seriam por exemplo: 11/01/2009 para 2009/12/01

  • Durante um ano inteiro, seria uma gama por exemplo: 01/01/2009 a 2010/01/01

  • Para um único dia, seria um exemplo: 2009/11/15 a 2009/11/16 para encontrar o que circulou no dia 15

Uso local

Usando as estatísticas de circulação pode executar relatórios para o uso local dos exemplares selecionando ‘Uso local’ na lista do ‘Tipo’:

image912

Estatísticas de periódicos

Nota

Estes relatórios estão limitados em relação aos dados que podem consultar, portanto é recomendado usar relatórios personalizados para as estatísticas necessárias de final de ano.

Usando o formulário, escolha como você quer que sejam listados os periódicos em seu sistema.

image913

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image914

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Estatísticas de reservas

Nota

Estes relatórios estão limitados em relação aos dados que podem consultar, portanto é recomendado usar relatórios personalizados para as estatísticas necessárias de final de ano.

No formulário próprio que você pode ver as estatísticas para detém colocado, cheio, cancelados e mais em sua biblioteca. A partir do formulário escolher o valor que você deseja exibir na coluna e qual o valor de mostrar na linha. Você também pode escolher entre os filtros à extrema direita do formulário.

image915

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image916

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Usuários com mais empréstimos

O relatório irá simplesmente listar os usuários que realizaram mais empréstimos.

image917

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image918

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Documentos mais emprestados

Este relatório irá simplesmente listar os itens que foram mais emprestados.

image919

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image920

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Usuários sem empréstimos

Este relatório listará para você quais usuários em seu sistema não realizaram nenhum empréstimo.

image921

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image922

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Itens nunca emprestados

Este relatório irá listar exemplares em sua coleção que nunca foram emprestados.

image923

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image924

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Catálogo por tipo de documento

Este relatório irá listar o número total de exemplares de cada tipo de item por ramal.

image925

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image926

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Exemplares perdidos

Este relatório irá listar os exemplares que foram marcados como perdidos no sistema

image927

Once you have chosen parameters, you will see the corresponding list of items.

List of currently available MARC modification templates

Nota

  • You can customize the columns of this table in the ‘Table settings’ section of the Administration module (table id: lostitems-table).

Orders by fund

If you use the Acquisitions module, you will be able to see all the items that were ordered in each fund.

image1499

Once you choose the fund you wish to view, you can export the results or view them in the browser. If you choose to view them directly, you will be shown the list of orders.

Example of a report result of Orders by fund

Nota

  • You can customize the columns of this table in the ‘Table settings’ section of the Administration module (table id: funds-table).

Duração média do empréstimo

Este relatório lista o tempo médio de empréstimo baseado no critério que inseriu:

image928

Se você optar por exibir no navegador, os resultados aparecerão na tela.

image929

Você pode também escolher exportar para um arquivo que pode ser manipulado de acordo com suas necessidades.

Dicionário dos relatórios

O dicionário dos relatórios é uma forma de pré-definir filtros comuns a aplicar aos relatórios. É uma boa forma de adicionar filtros que o assistente de relatório não inclui por omissão. Para adicionar uma nova definição, ou filtro, clique em ‘Nova definição’ na página do dicionário de relatórios e siga os 4 passos.

Passo 1: Nomeie a definição e informe uma descrição se necessário

image930

Passo 2: Escolha o modulo que será consultado.

image931

Passo 3: Escolha as colunas para consultar a partir das tabelas apresentadas.

image932

Passo 4: Escolha o valor do campo. Este será automaticamente inserido com as opções disponíveis em sua base de dados.

image933

Corfirme suas seleções para salvar a definição.

image934

Suas definições irão aparecer na página do Dicionário de Relatórios

image935

Então durante a geração de relatórios no módulo que você criou um valor que poderá ver uma opção para limitar pela definição abaixo dos filtros usuais.

image936