Autoridades
Acesso: Mais > Administração > Preferências de sistema > Autoridades
Geral
AdditionalFieldsInZ3950ResultAuthSearch
Versão
Esta preferência de sistema foi introduzida no Koha 23.11.
Pergunta: Mostrar os campos/subcampos MARC ___ na coluna ‘Campos adicionais’ dos resultados Z39.50 (use a vírgula como delimitador: “001, 035$a”).
Descrição:
Esta preferência permite mostrar informação adicional do registo de autoridade MARC na lista de resultados de pesquisa de autoridades via Z39.50/SRU.
AuthDisplayHierarchy
PErgunta: ___ a hierarquia de termos mais abrangentes/termos mais restritos ao ver as autoridades.
Omissão: Não mostrar
Valores:
Não mostrar
Mostrar
Descrição:
Quando configurada como ‘Mostrar’, as referências mais abrangentes ou mais restritas “Ver também” serão mostradas na árvore no topo do registo de autoridade no interface dos técnicos e no OPAC.
No MARC21, para que esta visualização apareça, os registos devem ter os campos 5XX com o código de relação no subcampo $w e com o número da autoridade (authid) no subcampo $9.
Nota
Os códigos de relação para o subcampo $w pode ser consultados no website da Biblioteca do Congresso na secção Traçados e referências - Informações gerais
g - Termo abrangente
h - Termo restrito
Por exemplo, os registos na imagem baixo têm a seguinte informação:
Authority #3 001 3 151 $a Germany 551 $w h $a Baden-Württemberg (Germany) $9 4 Authority #4 001 4 151 $a Baden-Württemberg (Germany) 551 $w g $a Germany $9 3 551 $w h $a Konstanz (Germany) $9 5 Authority #5 001 5 151 $a Konstanz (Germany) 551 $w g $a Baden-Württemberg (Germany) $9 4
Aviso
As relações devem ser bidirecionais, ou seja, o termo abrangente deve referenciar o termo mais restrito e o termo mais restrito deve referenciar o mais abrangente.
AuthorityControlledIndicators
Pergunta: Usar o seguinte texto para alterar o modo como os registos de autoridade controlam os indicadores dos campos do registo bibliográfico (e possivelmente o subcampo $2). Linhas iniciadas pelo símbolo de comentário (#) serão ignorados. Cada linha deve ter a seguinte forma: (marc21|unimarc), tag, ind1:(auth1|auth2|some_value), ind2 (auth1|auth2|thesaurus|some_value). Aqui auth1 e auth2 referem-se aos indicadores do registo de autoridade, tag é o número do campo do registo bibliográfico ou um asterisco (*), e some_value é um valor fixo (um caractere). A opção thesaurus em MARC21 referencia indicadores controlados pelo campo de autoridade 008/11 e 040$f.
Descrição:
Usado na unificação de autoridades.
Controla como os indicadores das autoridades ligadas afetam os indicadores no registo correspondente. Atualmente, o valor por omissão está afinado para o MARC21 e copia os indicadores da autoridade para o UNIMARC.
Por exemplo, o campo 100 do MARC21 de um registo bibliográfico deve ficar com o primeiro indicador do registo de autoridade ligado. O segundo indicador não é controlado pela autoridade. Este relatório apoia tais convenções MARC.
AuthorityMergeLimit
Pergunta: Quando modificar um registo de autoridade, não atualizar os registos bibliográficos associados se o número exceder os ___ registos. (Acima deste limite, a tarefa merge_authority irá alterar esses registos.)
Omissão: 50
Descrição:
Esta preferência de sistema define o número máximo de registos bibliográficos que podem ser atualizados quando um registo de autoridade é modificado.
Previne que sejam utilizados muitos recursos quando um registo de autoridade está associado a muitos registos bibliográficos.
Assegure-se que ativa a rotina merge_authority cron job para ter em conta todos as atualizações, caso contrário as alterações não passam para os registos bibliográficos.
AuthorityMergeMode
Omissão: livre
Pergunta: Quando atualizar os registos bibliográficos a partir da unificação de autoridades, tratar os subcampos de um campo relevante do registo bibliográfico no modo ___. No modo restrito, os subcampos que não se encontram no registo de autoridade serão eliminados. No modo livre, os subcampos serão mantidos. O modo livre é o modo por omissão.
Valores:
livre
restrito
AutoCreateAuthorities
Pergunta: Quando editar registos, ___ registos de autoridade que estejam em falta.
Omissão: não gerar
Valores:
não gerar
gerar
Descrição:
Esta preferência de sistema permite definir se quer que o Koha crie automaticamente novos registos de autoridade a partir dos registos bibliográficos.
Aviso
RequireChoosingExistingAuthority deve estar definida como “não permitir”, caso contrário a preferência de sistema não tem efeito.
Se esta preferência de sistema estiver definida como “não gerar”, e se os catalogadores inserem termos não controlados em campos controlados, o Koha não vai gerar registos de autoridades para esses dados.
Se estiver definido para “gerar” (e a preferência RequireChoosingExistingAuthority para “não permitir”), o Koha vai automaticamente criar registos de autoridade para os cabeçalhos que não se encontram ligados a qualquer autoridade assim que guardar o registo bibliográfico.
DefaultAuthorityTab
Versão
Esta preferência de sistema foi introduzida no Koha 23.11.
Perguntar: Quando visualizar os detalhes da autoridade deve ser apresentado o separador ___ por omissão. Se o separador selecionado não existir, será mostrado o primeiro separador.
Valores:
0XX
1XX
2XX
3XX
4XX
5XX
6XX
7XX
8XX
9XX
Omissão: 0XX
Descrição:
Esta preferência de sistema permite escolher qual o separador a ser mostrado quando estiver a visualizar um registo de autoridade.
Por omissão, o separador “0”, contendo todos os campos MARC 0XX, está selecionado quando visualizar o registo de autoridade.
Se o separador selecionado não existir para uma determinada autoridade, o primeiro separador (normalmente o “0”) será selecionado por omissão.
GenerateAuthorityField667
Pergunta: Usar o seguinte texto como valor por omissão para o subcampo 667$a dos registos de autoridade MARC21: ___
Omissão: Registo de autoridade gerado por máquina
Descrição:
Esta preferência é usada pelo Koha quando são criados registos de autoridade automaticamente com a preferência :ref:`RequireChoosingExistingAuthority <requirechoosingexistingauthority-label>`definida para “não permitir” e a preferência :ref:`AutoCreateAuthorities <AutoCreateAuthorities-label>`definida para “gerar”.
Insira o texto que deseja usar no subcampo 667$a.
Nota
Esta preferência de sistema é apenas usada quando a preferência marcflavour está definida para MARC21.
GenerateAuthorityField670
Pergunta: Usar o seguinte texto como valor por omissão para o subcampo 670$a dos registos de autoridade MARC21: ___
Omissão: Work cat.
Descrição:
Esta preferência é usada pelo Koha quando são criados registos de autoridade automaticamente com a preferência :ref:`RequireChoosingExistingAuthority <requirechoosingexistingauthority-label>`definida para “não permitir” e a preferência :ref:`AutoCreateAuthorities <AutoCreateAuthorities-label>`definida para “gerar”.
Enter the text you want to use in the 670$a field.
Nota
Esta preferência de sistema é apenas usada quando a preferência marcflavour está definida para MARC21.
MARCAuthorityControlField008
Omissão: || aca||aabn | a|a d
Pergunta: Usar o seguinte texto para o conteúdo do campo de controlo 008 das autoridades MARC21 na posição 06-39 (campo de tamanho fixo).
Importante
Não devem incluir a data (posição 00-05) na preferência, o Koha vai automaticamente calcular a data e coloca antes dos valores desta preferência.
Descrição:
Esta preferência controla o valor por omissão no campo 008 dos registos de autoridade. Não afeta os registos bibliográficos.
RequireChoosingExistingAuthority
Pergunta: Ao editar registos, ___ que os catalogadores refereciem autoridades existentes.
Omissão: não requer
Valores:
não requer
requer
Descrição:
Esta preferência de sistema definir se os catalogadores podem ou não introduzir dados em campos controlados por autoridades.
Se definida como “não requer”, os catalogadores podem inserir termos não controlados nos campos controlados
Se definida como “requer”, os campos controlados por autoridades ficam bloqueados, forçando os catalogadores a pesquisar e associar uma autoridade.
Se definida como “requer”, vai bloquer a preferência AutoCreateAuthorities. As autoridades devem ser catalogadas manualmente (ou importadas).
UNIMARCAuthorityField100
Omissão: afrey50 ba0
Pergunta: Usar o seguinte texto para o conteúdo do campo 100 das autoridades UNIMARC na posição 08-35 (campo de tamanho fixo).
Importante
Não devem incluir a data (posição 00-07) nesta preferência, o Koha vai calcular automaticamente a data e colocar antes dos valores desta preferência.
Descrição:
Esta preferência controla o valor por omissão do campo 100 dos registos de autoridade catalogados em UNIMARC. Não afeta os registos bibliográficos.
UseAuthoritiesForTracings
Omissão: Não usar
Pergunta: ___ os números dos registos de autoridade em vez de texto para as pesquisas de assunto.
Valores:
Não usar
Endereços de pesquisa por palavra-chave de assunto/autor (exemplo: opac-search.pl?q=su:Business%20networks)
Usar
Endereços de pesquisa por número de registo de autoridade (exemplo: opac-search.pl?q=an:354)
Descrição:
Para bibliotecas que possuem registos de autoridade, elas podem querer que os endereços para um assunto ou autor controlado no OPAC e no interface dos técnicos devolvam apenas para a lista de resultados ligados ao registo de autoridade. A maioria das bibliotecas não possui arquivos de autoridade completos e, portanto, definir esta preferência como ‘Não usar’ permitirá que os pesquisadores cliquem em endereços para autores e títulos de assuntos e realizem uma pesquisa por palavra-chave nesses campos, encontrando todos os resultados relevantes possíveis.
Ligação
Estas preferências de sistema permitem controlar como o Koha liga os registos bibliográficos aos registos de autoridade. Todos os registos bibliográficos adicionados ao Koha após estas preferências serem definidas vai ser ligados automaticamente aos registos de autoridade, para os registos adicionados antes destas preferências existe uma rotina (misc/link_bibs_to_authorities.pl) que pode ser executada pelo administrador do sistema para ligar os registos.
AutoLinkBiblios
Asks: ___ attempt to automatically link headings when saving records in the cataloging module.
Omissão: Não mostrar
Valores:
Pré-preencher
Não preencher
Descrição:
This system preference determines whether or not Koha will attempt to link terms in authority controlled field to existing authority records upon saving a new bibliographic record.
This system preference is used when creating new bibliographic records. CatalogModuleRelink and LinkerRelink are used when editing bibliographic records.
If set to “Do”, Koha will search in the thesaurus to find a matching authority record. If it finds one, it will link it. If it finds more than one, LinkerModule will determine which one is linked.
If set to “Don’t”, no linking attempt will be made when saving a new bibliographic record.
CatalogModuleRelink
Asks: ___ automatically relink headings that have previously been linked when saving records in the cataloging module.
Omissão: Não mostrar
Valores:
Pré-preencher
Não preencher
Descrição:
This system preference determines whether or not authority links are checked and adjusted when saving a bibliographic record.
When set to “Do”, Koha will automatically relink headings when a record is saved in the cataloging module when LinkerRelink is turned on, even if the headings were manually linked to a different authority by the cataloger.
Nota
This system preference requires that AutoLinkBiblios be set to “Do”.
LinkerConsiderThesaurus
Asks: ___ compare the source for 6XX headings to the thesaurus source for authority records when linking.
Omissão: Não mostrar
Valores:
Não preencher
Pré-preencher
Descrição:
This system preference is used to enable multiple thesauri support for authorities.
The thesaurus used for the term is added to the authority record using 040$f.
In the bibliographic record, set the second indicator to 7 for 650 and add the source to 650$2. For local terms, use 4 (Source not specified) as the indicator.
Example for a bibliographic record:
650 _ 0 $a Feminism 650 _ 7 $a Feminism $2 sao 650 _ 7 $a Feminism $2 barn
The first example above is the LCSH term. The other two terms are from sao (controlled Swedish subject heading system) and barn (Swedish children subject heading system). These three are using the same TOPIC_TERM Feminism, but they belong to different thesauri.
Aviso
In existing systems, enabling this preference may require a reindex, and may generate new authority records if AutoCreateAuthorities is enabled.
Nota
Support for multiple authority thesauri currently only works with ElasticSearch.
LinkerKeepStale
Default: Não reconciliar
Asks: ___ keep existing links to authority records for headings where the linker is unable to find a match.
Valores:
Pré-preencher
Não reconciliar
Descrição:
When set to ‘Do’, the linker will never remove a link to an authority record, though, depending on the value of LinkerRelink, it may change the link.
LinkerModule
Default: Default
Asks: Use the ___ linker module for matching headings to authority records.
Valores:
Default
Retains Koha’s previous behavior of only creating links when there is an exact match to one and only one authority record; if the LinkerOptions preference is set to ‘broader_headings’, it will try to link headings to authority records for broader headings by removing subfields from the end of the heading
First match
Creates a link to the first authority record that matches a given heading, even if there is more than one authority record that matches
Last match
Creates a link to the last authority record that matches a given heading, even if there is more than one record that matches
Descrição:
This preference tells Koha which match to use when searching for authority matches when saving a record.
LinkerOptions
Asks: Set the following options for the authority linker ___
Importante
This feature is experimental and shouldn’t be used in a production environment until further expanded upon.
Descrição:
This is a pipe separated (|) list of options. At the moment, the only option available is “broader_headings.” With this option set to “broader_headings”, the linker will try to match the following heading as follows:
=600 10$aCamins-Esakov, Jared$xCoin collections$vCatalogs$vEarly works to 1800.
First: Camins-Esakov, Jared–Coin collections–Catalogs–Early works to 1800
Next: Camins-Esakov, Jared–Coin collections–Catalogs
Next: Camins-Esakov, Jared–Coin collections
Next: Camins-Esakov, Jared (matches! if a previous attempt had matched, it would not have tried this)
LinkerRelink
Omissão: Pré-preencher
Asks: ___ relink headings that have previously been linked to authority records.
Valores:
Pré-preencher
Não reconciliar
Descrição:
When set to ‘Do’, the linker will confirm the links for headings that have previously been linked to an authority record when it runs, correcting any incorrect links it may find. When set to ‘Do not’, any heading with an existing link will be ignored, even if the existing link is invalid or incorrect.