Introdução

Noções básicas

O Koha é o primeiro sistema integrado de gestão de bibliotecas (SIGB) grátis e aberto (open-source). O desenvolvimento é patrocinado por bibliotecas de diferentes tipos e tamanhos, por voluntários e por empresas de todo o mundo.

Aprenda mais sobre o Koha visitando o website oficial: http://koha-community.org

Recomendações do Koha

As recomendações completas do sistema podem ser encontradas na wiki oficial do Koha junto com a documentação de desenvolvimento: http://wiki.koha-community.org

When working in the Koha staff interface it is strongly recommended that you use an up-to-date version of either Mozilla Firefox or Google Chrome. The Koha community doesn’t support Internet Explorer for the staff interface. If your organization only allows Microsoft products, use Edge instead of Internet Explorer.

Utilizar este manual

Este manual está em constante mudança e as sugestões de edições podem ser enviadas para a equipa de documentação do Koha como um pedido de unificação via gitlab ou através da lista de distribuição koha-docs.

Se encontrar um erro ou algo em falta, por favor preencha um relatório de problema no bugzilla usando o módulo ‘Documentação’. Pode também enviar um email para a lista de distribuição koha-docs.

O manual encontra-se organizador por módulos do Koha. No começo de cada uma das secções (e em quase todo o site) encontrará as dicas ‘Aceder’. Estas linhas identificam como aceder à secção no Koha.

Por exemplo: Acesso: Mais > Administração > Preferências de sistema

A instrução indica onde encontrar a opção no menu no topo do interface dos técnicos no Koha.

Ao longo do manual serão encontrados diversas ligações para outras secções do manual e imagens que demonstram o que deve ser visto no ecrã.

Contribuir para o manual

Este manual é um documento em constante mudança e edições ao mesmo são bem-vindas a qualquer altura.

O manual do Koha é gerido pela equipa de documentação, mas isso não significa que não podemos todos participar para produzir o melhor manual possível.

O manual é armazenado no git no seguinte endereço: https://gitlab.com/koha-community/koha-manual (veja um resumo aqui)

As instruções para contribuir para o manual estão na wiki do Koha https://wiki.koha-community.org/wiki/Editing_the_Koha_Manual

Contribuir para o Koha

Como se trata de um projeto open source, as contribuições não se encontram limitadas à documentação, sendo bem vindas e encorajadas para todos os pontos do projeto.

Caso esteja interessado em contribuir para novas funcionalidades, para correção de bugs ou para reportar bugs é importante estar familiarizado com os procedimentos de lançamento e de desenvolvimento, que pode encontrar nos seguintes endereços: