Introdução

Noções básicas

O Koha é o primeiro sistema integrado de gestão de bibliotecas (SIGB) grátis e aberto (open-source). O desenvolvimento é patrocinado por bibliotecas de diferentes tipos e tamanhos, por voluntários e por empresas de todo o mundo.

Aprenda mais sobre o Koha visitando o website oficial: http://koha-community.org

Recomendações do Koha

As recomendações completas do sistema podem ser encontradas na wiki oficial do Koha junto com a documentação de desenvolvimento: http://wiki.koha-community.org

Quanto trabalhar no interface dos técnicos do Koha é recomendável que utilize uma versão atualizada do Mozilla Firefox ou do Google Chrome. A interface dos técnicos do Koha pode não funcionar correctamente no Microsoft Internet Explorer, principalmente nas versões mais antigas.

Utilizar este manual

Este manual está em constante mudança e as sugestões de edições podem ser enviadas para a equipa de documentação do Koha como um pedido de unificação via gitlab ou através da lista de distribuição koha-docs.

Se encontrar um erro ou algo em falta, por favor preencha um relatório de problema no bugzilla usando o módulo ‘Documentação’. Pode também enviar um email para a lista de distribuição koha-docs.

O manual encontra-se organizador por módulos do Koha. No começo de cada uma das secções (e em quase todo o site) encontrará as dicas ‘Aceder’. Estas linhas identificam como aceder à secção no Koha.

Por exemplo: Acesso: Mais > Administração > Preferências de sistema

A instrução indica onde encontrar a opção no menu no topo do interface dos técnicos no Koha.

Ao longo do manual serão encontrados diversas ligações para outras secções do manual e imagens que demonstram o que deve ser visto no ecrã.

Contribuir para o manual

Este manual é um documento em constante mudança e edições ao mesmo são bem-vindas a qualquer altura.

O manual do Koha é gerido pela equipa de documentação, mas isso não significa que não podemos todos participar para produzir o melhor manual possível.

O manual é armazenado no git no seguinte endereço: https://gitlab.com/koha-community/koha-manual (veja um resumo aqui)

As instruções para contribuir para o manual estão na wiki do Koha https://wiki.koha-community.org/wiki/Editing_the_Koha_Manual

Contribuir para o Koha

Como se trata de um projeto open source, as contribuições não se encontram limitadas à documentação, sendo bem vindas e encorajadas para todos os pontos do projeto.

Caso esteja interessado em contribuir para novas funcionalidades, para correção de bugs ou para reportar bugs é importante estar familiarizado com os procedimentos de lançamento e de desenvolvimento, que pode encontrar nos seguintes endereços: